segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ELETRÔNICA POPULAR - MEMORIAL LANDELL DE MOURA

Caros amigos e colegas:
Informo que o Memorial Landell de Moura possui também em seu acervo a coletânea completa da Revista Eletrônica Popular que foi publicada no período de 1956 à 1982, que está à disposição para consulta local.
Em abril de 1926 o Eng. Elba Dias fundava a Revista Antenna, para trazer ao alcance dos amadores brasileiros os conhecimentos básicos da então arte das radiocomunicações.
Em debate mantido pelos próprios leitores de “Antenna” ficou evidenciada a necessidade da cobertura simultânea dos setores profissional, didático e experimental da Eletrônica e das Radiocomunicações, começando assim a Revista Eletrônica Popular, iniciada sob a forma de Edição Suplementar, e destinada aos hobbysta. A Revista foi lançada em 1956, alcançando grande repercussão entre os entusiastas da Eletrônica.
Como o nome indica Eletrônica Popular, em todas as suas páginas mantém o nível popular, não exigindo conhecimento especializado, porém não deixando de atender aos profissionais mais experientes.

MEMORIAL LANDELL DE MOURA

Com o intuito de preservar a memória da vida e obra do ilustre inventor brasileiro, gaúcho, Padre-cientista Roberto Landell de Moura, Pioneiro das Telecomunicações, Patrono dos Radioamadores do Brasil, encontra-se grande acervo (livros, revistas, jornais da época, documentos, fotos, vídeos, DVDs e CDs) à disposição de interessados para consulta no Memorial Landell de Moura, Rua Dra. Rita Lobato, 150 ap.204, bairro Praia de Belas, Porto Alegre-RS.
O Memorial também apresenta um acervo (Biblioteca, Hemeroteca, Videoteca e Discoteca) sobre a história da Radiodifusão e memória do Radioamadorismo no Rio Grande do Sul, que está à disposição para consulta local.
O acervo do Memorial Landell de Moura possui a coletânea completa da Revista do Globo de Porto Alegre, editada no período de 1929 à 1967, e que está à disposição dos pesquisadores. A Revista do Globo era a revista rio-grandense de maior circulação, era espelho fiel da vida social, política e literária do Rio Grande do Sul e publicou muitas matérias sobre a Radiodifusão gaúcha.
O Memorial Landell de Moura também possui em seu acervo a coletânea da Revista Eletrônica Popular que foi publicada no período de 1956 à 1982, que está à disposição para consulta local.
As visitas deverão ser agendadas pelos telefones: (51) 3341-3644, 3341-6649, 3258-6543 e 9641-3289 ou pelo e-mail: ivanr@cpovo.net .
O Memorial Landell de Moura dispõe de exposição itinerante sobre a obra do Pe. Roberto Landell de Moura, composta por banners que está disponível, mediante agendamento, para as entidades interessadas.
O objetivo do Memorial é de fomentar, informar e facilitar as pesquisas dos interessados na história do Rádio, e tem servido de fonte para pesquisas em diversos campos da mídia e da comunicação social.

Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário