quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SALVE O DIA DO RADIOAMADOR

DIA DO RADIOAMADOR

                                       Por Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR

         A fixação de 5 de novembro como o DIA DO RADIOAMADOR foi em razão de que, nesta data, no ano de 1924, o Diário Oficial da União publicou o Decreto nº. 16.657, sancionado pelo então Presidente da República Arthur Bernardes, que regulamentava as estações de radioamadores existentes no Brasil. O referido Decreto foi baixado tendo em vista a representação feita no ano de 1923, pela Academia Brasileira de Ciências, reconhecendo a existência do radioamadorismo no Brasil, tirando-o da clandestinidade.
        Os radioamadores foram os pioneiros nas telecomunicações. Eles ajustavam e experimentavam, tentavam isso e aquilo, sempre com o propósito de aumentar o alcance da comunicação ou a eficiência do equipamento. Os radioamadores foram os primeiros a demonstrar a grande utilidade das ondas curtas e foram também os pioneiros no uso do espectro das ondas de VHF e UHF. Foram os primeiros a projetar praticamente os equipamentos de transmissão e recepção, empregando válvulas à vácuo e contribuíram bastante para a pesquisa da radiopropagação. Foram os primeiros a abolir completamente as transmissões empregando faísca e também a utilizar a telegrafia. O radioamadorismo tem sido uma verdadeira câmara de compensação de idéias, e um campo de provas para quase todos os grandes projetos técnicos e operacionais no campo da radiocomunicação. O radioamadorismo, desde o princípio, ganhou destacada reputação por facilitar as comunicações durante as emergências, ou quando os outros meios falham ou estão sobrecarregados. Os anais da história do radioamadorismo contém um impressionante relatório das várias emergências, catástrofes, epidemias e tantos outros fatos, nos quais os radioamadores, com habilidade e devoção, e até mesmo com o sacrifício pessoal, serviram às suas comunidades e trouxeram recursos rápidos àqueles que necessitavam. Grandes dificuldades foram atenuadas e milhares de vidas e propriedades valiosas foram salvas por seu esforço.
      Os radioamadores consideram essa assistência um DEVER e estão sempre pronto para SERVIR a humanidade.
                                       
                            SALVE O DIA DO RADIOAMADOR!

Como sou um pesquisador e aproveitando a oportunidade, busquei estas reminiscências do acervo do Memorial Landell de Moura que anexo a matéria para homenagear a data.
Ah! Logo mais, às 18 horas, missa na Igreja do Rosário, aqui em Porto Alegre, dando prosseguimento aos eventos da 1ª Semana Estadual do Radioamadorismo. 
Os restos mortais do nosso Patrono, o Padre-cientista Roberto Landell de Moura estão no primeiro altar, à esquerda, quem entra na Igreja do Rosário.
Forte abraço à todos.
Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário