terça-feira, 28 de outubro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE - Pe. ROBERTO LANDELL DE MOURA

História do Padre Roberto Landell de Moura nas escolas é aprovada

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão desta segunda-feira, dia 27 de outubro de 2014, projeto de lei do vereador João Carlos Nedel (PP) que obriga o ensino de conteúdo sobre a história científica do padre Roberto Landell de Moura nas escolas da rede municipal.
Nascido em Porto Alegre, Roberto Landell de Moura é considerado pioneiro das telecomunicações no país, tendo feito a primeira transmissão de voz utilizando equipamentos de rádio construídos por ele mesmo. Sua transmissão foi noticiada pelo jornal O Estado de São Paulo, em 1889, mas a descoberta não foi acolhida pela população.

De acordo com o projeto apresentado pelo vereador, o padre foi visto como impostor e feiticeiro, apesar de também existirem manuscritos datados de 1904 que comprovam seus experimentos. “Por incrível que pareça, seu mérito não está inteiramente reconhecido no plano internacional e, muitas vezes, sequer em sua terra natal”, justificou Nedel.

Segundo o vereador, a escola é um dos melhores meios para se fazer um registro permanente da vida e importância do cientista.
Roberto Landell de Moura morreu em 30 de junho de 1928, aos 67 anos, vítima de tuberculose.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Fonte: http://www.camarapoa.rs.gov.br/
Matéria enviada por: IVAN DORNELES RODRIGUES - PY3IDR
http://www.memoriallandelldemoura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário