sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dorival Nunes do Lemos - AMAZONAS TAPAJÓS

MEMÓRIA DO RÁDIO - PIONEIRO- AMAZONAS TAPAJÓS

(Foto: Reprodução/Acervo histórico/RDM)
O senhor da foto é o saudoso Amazonas Tapajós - nome artístico de Dorival Nunes de Lemos - cuja voz foi uma das mais ouvidas e famosas através do microfones da ZYE-2 - Rádio Difusora de Macapá.
Dorival Nunes de Lemos, conhecido como Amazonas Tapajós, nasceu em Belém do Pará no dia 28/03/1917. Filho do Português Ricardo Pessoa de Lemos e da belenense Dolores Nunes de Lemos. Era o terceiro de seis filhos. Antes de ir para o Território do Amapá, morou no bairro do telégrafo, onde era conhecido como "alemão do telégrafo". Migrou para o Amapá, na década de quarenta. A princípio, se estabeleceu na cidade de Oiapoque, onde trabalhou no extinto SPI - Serviço de Proteção ao Índio, hoje FUNAI - Fundação Nacional do Índio. Residiu por pouco tempo na cidade de Amapá. Em seguida foi para Macapá, onde iniciou a carreira de radialista na Rádio Difusora de Macapá. Foi um dos apresentadores do Clube do Guri. Teve uma breve passagem pela extinta Rádio Educadora São José de Macapá. Paralelamente à carreira de radialista, atuou no ramo da publicidade volante, ao lado do seu companheiro inseparável, Edvar Mota. Por fim, labutou como inspetor de alunos no antigo Colégio Comercial do Amapá-(CCA), atual Escola Comercial "Gabriel de Almeida Café".
Amazonas Tapajós, faleceu em Macapá, no dia 23/09/1989, aos 72 anos, e foi sepultado no cemitério de São José, no Buritizal. 

Fonte: Informações de Waciman Lemos, filho do biografado, via Facebook.
Post reeditado e repaginado em 18/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário