terça-feira, 18 de junho de 2013

NOAL de Junho e “Super Lua” de 23-Jun-2013

Não consegue visualizar esta mensagem correctamente? Visualize-o no seu browser.
A actividade mensal das NOAL será realizada no sábado 29–Junho–2013. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.
A palestra é subordinada ao tema “Quantos anéis de Ouro são produzidos numa Supernova?“, proferida pelo Doutor Daniel Galaviz (CFNUL).
###
Quantos anéis de Ouro são produzidos numa Supernova?
As estrelas são as grandes fábricas de elementos químicos do nosso Universo. Nelas são sintetizados a partir do hidrogénio e do hélio todos os átomos que conhecemos na natureza, em diferentes etapas da sua evolução, incluindo a de supernova.
Nesta palestra iremos dar um passeio pelas diferentes fases da vida de uma estrela dando atenção aos núcleos atómicos que são produzidos em cada uma delas e as suas quantidades, o que nos permite entender a distribuição que existe das abundâncias dos elementos químicos.
Daniel Galaviz Redondo é investigador no Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa (CFNUL).
Atenção:
  1. A actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.


A “Super Lua” de 23-Jun-2013

O OAL, vai realizar uma sessão especial de observação da Lua no domingo 23/6, a partir das 20h30m. A sessão terá entrada livre, não sendo necessária qualquer inscrição.
Tornou-se popular o fenómeno da Lua Cheia que é visualmente maior do que a habitual. Este evento anual deve-se à coincidência da Lua Cheia ocorrer no perigeu orbital e, assim, observar-se uma lua ≈14% maior em tamanho e ≈30% mais brilhante do que a lua cheia no apogeu.
A fase de Lua Cheia acontece próxima do perigeu só uma vez por ano e em 2013 será no domingo 23 de Junho às 12h32m (ver tabela), após passar no perigeu  às 12h11m (ver tabela), ou seja, desfasados de apenas 21 minutos. A Lua Cheia nesse dia estará mais exuberante por atingir a distância mínima à Terra.
A Lua nasce em Lisboa às 21h06m e põe-se às 6h14m (ver tabela), sendo estas as melhores ocasiões para ver a “Super Lua”, altura em que está mais próxima do horizonte provocando um “efeito extra de ampliação” no cérebro…  É apenas cerebral… confirme AQUI!
Facebook
Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa
PORTUGAL
Não quer receber mais os nossos emails? Anular Subscrição já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário