segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Grupo de Pesquisa da Intercom lança Portal do Rádio

 Grupo de Pesquisa da Intercom lança Portal do Rádio
Site acadêmico reúne informações em texto, áudio e vídeo sobre a radiofonia
ACADEMIDIA | Colaborou Helena Iracy Santos Neto
Os 90 anos da primeira transmissão oficial de rádio no Brasil serão comemorados pelo Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom com o lançamento do Portal do Rádio. Trata-se de um site acadêmico com informações diversas sobre a radiofonia, com o objetivo de agrupar produções em texto, áudio e vídeo acerca do assunto.O Portal do Rádio será lançado no dia 7 de setembro (data da primeira transmissão oficial de rádio), às 11h, na Universidade de Fortaleza, em Fortaleza (CE), durante a realização do 35º Congresso da Intercom. O site será hospedado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o conteúdo foi produzido pelos pesquisadores do grupo. Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa, professora Nair Prata, “a ideia é que o Portal seja uma referência em radiofonia no país, pois todas as informações que interessam a pesquisadores, professores e estudantes estarão lá”. A professora lembra, no entanto, que é apenas o primeiro passo, “pois o site ficará aberto a contribuições permanentes, de modo que esteja sempre atualizado”.
Para realizar a produção do conteúdo, o grupo formou uma comissão de 37 pesquisadores, que colocaram a mão na massa para reunir todo o material necessário ao site. Também uma equipe, tendo à frente os professores Paulo Pinheiro e Janine Marques, cuidou do layout e criação do portal.
O Portal do Rádio tem várias seções como Artigos, Áudios, Vídeos, Revistas Científicas, Bibliografia, Pesquisadores, Emissoras Universitárias e Memória, além de um clipping atualizado com matérias sobre rádio.
Na seção Bibliografia são apresentadas, inicialmente, 860 referências, exclusivamente sobre rádio e mídia sonora, de livros, teses e dissertações. Já o tópico Memória disponibiliza, para download gratuito, diversas produções em áudio que podem, inclusive, ser utilização em sala de aula. Na área Pesquisadores há uma lista dos nomes brasileiros que são referência na pesquisa em rádio. Junto com o nome, é disponibilizado o link para o Currículo Lattes do pesquisador. O tópico Revistas Científicas apresenta uma extensa relação de periódicos sobre rádio e comunicação em geral, todos com a informação sobre a instituição responsável e o link para contato. Na área intitulada Artigos o site relaciona todos os papers, sobre o tema rádio, apresentados nos congressos da Compós, SBPJor e Alcar, além de alguns trabalhos isolados, totalizando 239 publicações. Os artigos são apresentados com título, autor(es) e link para acesso direto ao PDF do texto.
Uma seção do site abriga informações, exclusivamente, sobre o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora. Além de um tópico que conta a trajetória do grupo, são apresentados, ainda, os 558 artigos que fazem parte dos anais do GP em 21 anos de atividade – de 1991 a 2012. Os papers aparecem listados com título, autor(es), resumo e palavras-chave. Nos artigos dos últimos 10 anos há também o link para acesso direto ao PDF do texto.
O site também abriga o e-book – especialmente produzido para o portal – O Rádio Brasileiro na Era da Convergência – relatório de 2012, organizado pela professora Nélia Del Bianco. Em 14 artigos, disponíveis para download gratuito, o livro traça um cenário da radiofonia hoje no país, depois de 90 anos de trajetória: Rádio e o cenário da convergência midiática (Nélia R. Del Bianco); Rádio social – Uma proposta de categorização das modalidades radiofônicas (Marcelo Kischinhevsky); As linguagens radiofônicas em um cenário de múltiplas telas e mobilidade (Ana Cecília Bisso Nunes, Breno Maciel Souza Reis, Eduardo Campos Pellanda, Karen Sica da Cunha e Mágda Rodrigues da Cunha); A produção de conteúdo radiofônico em tempos virtuais – vale a pena ouvir de novo (Sandra Sueli Garcia de Sousa e  Mariana Goulart Hueb); Audiência nômade e  ouvido seletivo: marcas de uma tribo juvenil (Ana Baumworcel); Rádio, companhia virtual e Twitter: uma análise a partir do segmento de jornalismo (Luiz Artur Ferraretto); Redes sociais na internet como estratégias para o radiojornalismo contemporâneo: um panorama sobre a inserção de emissoras gaúchas (Mirian Quadros e Débora Cristina Lopez); Rádio em bits: um panorama da presença das emissoras de Porto Alegre na Internet (Débora Cristina Lopez, Marcelo Freire, Karen Kraemer Abreu, Ébida Rosa dos Santos, Marcos Antonio Corbari e Maurício Emanuel Cattani); Rádio 3.0 na internet: sons, imagens e textos como recursos para a inclusão digital (Luciano Klöckner); Rádio Unesp FM: uma análise revisitada sobre o processo comunicativo da emissora na busca de maior participação social (Aline Meneguini de Oliveira); Panorama das Rádios Comunitárias (Bruno Araújo Torres); Rádio, literatura e história no Brasil do século XX (Doris Fagundes Haussen); Nicolau Tuma e César Ladeira, uma revolução no rádio brasileiro (Pedro Serico Vaz Filho) e Novos modelos de negócios radiofônicos: uma análise das estratégias mercadológicas na webradio (Nair Prata e Henrique Cordeiro Martins).
A comissão que produziu o Portal do Rádio é formada pelos professores: Adalberto Melo Ferreira, Álvaro Bufarah, Ana Luisa Gomes, Antônio Adami, Antônio Francisco Magnoni, Edgard Patrício, Eduardo Meditsch, Eduardo Paiva, Eliana Albuquerque, Getúlio Neuremberg, Gisele Sayeg, Ismar Capistrano, Izani Mustafá, Jandira Rezende, Jane Mesquita, Janine Marques Passini Lucht, Jonicael Cedraz, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva, Juliana Gobbi Betti, Lenize Villaça, Luiz Maranhão, Marcos Júlio Sergl, Moacir Barbosa de Souza, Nair Prata, Nivaldo Marangoni, Norma Meireles, Paulo Pinheiro, Patrícia Rangel, Pedro Vaz, Roberto Santhias, Roger de Mendonça Cruz, Rose Vidal, Sandra Garcia, Sheila Deretti, Sônia Caldas Pessoa, Tacyana Arce e Wanir Campelo.
O Portal do Rádio estará no ar, a partir do dia 7 de setembro, pelo endereço www.portaldoradio-intercom.ufba.br. 
Publicado
. Comente



Nenhum comentário:

Postar um comentário