terça-feira, 17 de julho de 2012

Noites no Observatório - 28 Julho 2012

 Observatório Astronómico de Lisboa
   Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
         Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


No próximo dia 28 de Julho de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará mais uma sessão de as "Noites no Observatório".
Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2012 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX. 
Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:
- Visita guiada ao edifício museológico do Observatório (ATENÇÃO: durante o verão não se realizam visitas no âmbito desta actividade)
- Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão) 
- Observações com telescópio 
O OAL colaborará todas as sextas-feiras de 20 de Julho a 14 de Setembro, com a Agência Nacional Ciência Viva, promovendo actividades integradas na Astronomia de Verão que incluirão visitas guiadas ao seu edifício histórico. Por este motivo, durante o Verão não serão realizadas visitas guiadas no âmbito das Noites no Observatório. Para mais informações acerca das Actividades de Verão, consulte:

As observações de dia 28 de Julho de 2012 decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. 
Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e têm uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 28 de Julho terá início às 21:30 com a palestra
A palestra estará subordinada ao tema "Trevas, Luz, Galáxias e um Universo em Crise", proferida por Doutor David Sobral do Observatório de Leiden. 

 ------------------------------------------------------------------------------- 
Trevas, Luz, Galáxias e um Universo em Crise

O Universo é o "laboratório" mais extenso, diverso e fascinante a que temos acesso. Nele podemos observar uma variedade incrível de fenómenos/processos que nos inspiram as perguntas mais profundas que alguma vez elaborámos. Até porque, ao olharmos para o céu, rapidamente descobrimos que o Universo estava cheio de coisas que vão muito para além daquilo que vemos/experiênciamos no nosso planeta: estrelas, nebulosas, galáxias, enxames de estrelas, enxames de galáxias, planetas extra-solares, buracos negros, matéria escura, energia escura!
Formulando inúmeras perguntas, utilizando telescópios e instrumentação cada vez mais avançados para "viajar para trás no tempo", e tirando proveito dos super-computadores mais poderosos que existem, nunca a humanidade esteve tão perto de revelar alguns dos segredos mais bem guardados do Universo. De que é feito o Universo? Como e por que evoluiu? Que lugar ocupamos no meio de tudo o que existe? Como é que galáxias como a nossa se formaram e evoluíram? Por que razão está o Universo em crise?
 ------------------------------------------------------------------------------- 

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior. 
O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.  
ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia. 
ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 23 de Julho, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida. 
A inscrição é efectuada online na seguinte página:
Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.
_______________________________________

                         **** ASTRONOVAS ****

        Lista de distribuição de notícias de Astronomia em Português

                   Observatório Astronómico de Lisboa
        Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
                    Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa
                               Portugal

   Telefone: 351+21 361 67 39
   Fax:      351+21 361 67 52

1) Sugestões de notícias poderão ser enviadas para o endereço:
   astronov@oal.ul.pt
2) Inscrição: envie uma mensagem vazia para o endereço:
   astronovas-subscribe@oal.ul.pt
3) Cancelar a inscrição: envie uma mensagem vazia o endereço:
   astronovas-unsubscribe@oal.ul.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário