terça-feira, 10 de julho de 2012

Ham TV e sinais de CW em 2.4 Ghz a bordo da ISS

A ARISS tem projetos de instalação de novos equipamentos de radio a bordo da Estação Espacial Internacional.
Na ultima conferencia internacional, acontecida dia 9 de junho de 2012, os controladores e engenheiros do projeto ARISS colocaram em pauta o projeto de um Beacon de TV na frequência de 2.4 GHz e um Beacon emitindo sinais de CW.
O Radioamador de nome Gaston, ON4WF, disse que os projetos de construção do Ham TV já estão em andamento. Os engenheiros mantém reuniões diárias com os controladores da ESA para instalação dos equipamentos de radio no modulo Columbus que é parte do complexo espacial.
Conhecido como Vídeo Beacon este equipamento transmitirá imagens em DATV automaticamente. O conteúdo destas imagens será controlado pelos engenheiros em terra e liberados por eles permitindo que Radioamadores e radio escutas recebam essas imagens. Essas imagens serão utilizadas para fins educacionais e os astronautas poderão gravar imagens e carrega-las no vídeo Beacon para transmissão automática.
Outra novidade a bordo será o Radio farol (Beacon) emitindo sinais de Código Morse (CW) com potencia de saída de 100 milivats em uma frequência próxima dos sinais de Ham TV. Este Beacon transmitirá sinais permanentemente e utilizará as antenas do projeto ARISS nas bandas de L/S. Os sinais de CW transmitidos nesta faixa de frequência facilitam a recepção especialmente no inicio das passagens.
O Beacon em CW transmitirá sinais de telegrafia, alternados com a identificação da estação (Indicativo de chamada) e possivelmente sinais de telemetria mostrando os parâmetros a bordo como temperatura, pressão, umidade, nível de som ambiente, etc.
O Radioamador Lou W5DID disse que a ESA (Agencia Espacial Europeia) foi questionada para que arcasse com os custos de todos os projetos de todos os equipamentos e unidades adicionais mas o desenvolvimento e os custos serão da ARISS. Toda a estimativa de custos será desenvolvida pela nossa equipe na ESA e enviada para a ARISS e nós desenvolveremos uma campanha de arrecadação de dinheiro para desenvolvimento dos projetos.
Um dos controladores e projetista dos rádios a Bordo da Estação Espacial Internacional o Radioamador e engenheiro da NASA Kenneth Ranson N5VHO informou que atualmente os rádios e os equipamentos a bordo da ISS enfrentam alguns problemas. O purificador de ar ATV precisou ser ligado recentemente no modulo de serviço (SM). Com os problemas no modulo de serviço os rádios, do projeto ARISS, foram desligados.
Para contatos agendados com escolas os astronautas vão até o modulo de serviço e desligam os rádios logo após os contatos.
Esses problemas serão resolvidos com a chegada de novos equipamentos em setembro de 2012.
O desenvolvimento de novos equipamentos de radio a bordo da ISS depende dos engenheiros que pesquisam e buscam novas tecnologias e depende principalmente de nós Radioamadores que utilizamos os equipamentos a bordo.
A NASA (Agencia Espacial Americana) incentiva todos os Radioamadores em todo o mundo a utilizarem os equipamentos a bordo e auxiliarem os astronautas nos contatos em Terra.
Mauricio Beraldo PY4MAB
Py4mab@amsat.org
http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL/

Nenhum comentário:

Postar um comentário