quarta-feira, 30 de maio de 2012

Evento Especial OAL: O trânsito de Vénus de 2012

Observatório Astronómico de Lisboa
  Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
        Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

No dia 5-6 de Junho de 2012 ocorrerá o trânsito de Vénus, um fenómeno raro e que só se repetirá em 11 de Dezembro de 2117. Esta será a última ocasião do século, e a da vasta maioria dos seres humanos vivos actualmente, em que se poderá observar a passagem do planeta Vénus à frente do Sol.
Embora este acontecimento não seja visível em Portugal, pois ocorre na madrugada de dia 6 quando o Sol ainda se encontra abaixo do horizonte, o OAL/CAAUL vai promover uma série de actividades e iniciativas na semana em que ocorre o fenómeno. 
No dia 5-6 de Junho o OAL e CAAUL terão disponíveis nas suas páginas de internet ligações para a video-difusão em directo do evento, realizadas por equipas de astrónomos em vários locais do mundo que farão a observação do trânsito.
No dia 8 de Junho de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) em conjunto com o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), terá as portas abertas, com entrada livre, para mais uma acção pública de observação do céu.
A actividade de dia 8 de Junho começará com um ciclo de palestras proferidas por investigadores do CAAUL que terá início às 21h00:
- "Vénus: um mundo de extremos", David Luz (CAAUL) 
- "Os trânsitos de Vénus através da história", David Berry (CAAUL e Universidade de Évora)
- "Observações do trânsito de Vénus de 2012 em Udaipur, Índia" , Pedro Machado (CAAUL).
Pedro Machado e João Retrê, investigadores do CAAUL que integram uma das nove equipas da expedição científica internacional para a observação do trânsito, estarão presentes para revelar, em primeira mão, os resultados. 
Em paralelo com as palestras, serão realizadas observações do céu nocturno com telescópios.  
Neste dia o OAL terá telescópios seus nas observações e, além disso, convida e encoraja os participantes que possuam equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios) a trazê-los e utilizá-los. A equipa do OAL auxiliará o público nesta actividade dentro das suas possibilidades.
Quem quiser instalar os seus próprios aparelhos poderá fazê-lo a partir das 19:00. Como o espaço disponível é limitado, caso esteja interessado em trazer o seu equipamento, envie um email para noitesoal@oal.ul.pt. Haverá tomadas eléctricas no recinto, contudo, deverão trazer os seus cabos de ligação.
Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.
ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

                        **** ASTRONOVAS ****

       Lista de distribuição de notícias de Astronomia em Português

                  Observatório Astronómico de Lisboa
       Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
                   Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa
                              Portugal
  Telefone: 351+21 361 67 39
  Fax:      351+21 361 67 52
1) Sugestões de notícias poderão ser enviadas para o endereço:
  astronov@oal.ul.pt
2) Inscrição: envie uma mensagem vazia para o endereço:
  astronovas-subscribe@oal.ul.pt
3) Cancelar a inscrição: envie uma mensagem vazia o endereço:
  astronovas-unsubscribe@oal.ul.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário