segunda-feira, 23 de abril de 2012

Noites no Observatório - Global Star Party 28/04/2012

Observatório Astronómico de Lisboa
  Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
        Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa



No próximo dia 28 de Abril 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa associa-se à celebração do "Global Astronomy Month 2012", enquadrando a iniciativa "Global Star Party" na sua sessão mensal de as "Noites no Observatório".
A "Global Star Party" é um evento de proporções planetárias, que tem como objectivo reunir todos aqueles que desejam contemplar o céu e viver o seu interesse pela Astronomia.
Nesta sessão de as Noites no Observatório serão realizadas, como habitualmente, uma visita guiada ao edifício museológico do Observatório, palestra de divulgação e observações com telescópio.
Embora, por motivos logísticos, exista um número máximo de participantes para a visita guiada e palestra, excepcionalmente neste dia as observações serão de acesso livre.
As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite (até à 1:00) e estão sujeitas às condições meteorológicas.
Independentemente destas, a palestra e visita serão sempre realizadas e têm cada uma, respectivamente, uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 28 de Abril terá início às 20:15 com a visita guiada ao OAL, seguida da palestra às 21:30.
A palestra estará subordinada ao tema "A Luz do Universo", proferida porDoutor José Afonso do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.
-------------------------------------------------------------------------------
A Luz do Universo

Mais longe e mais jovem, eis um dos objectivos da astronomia moderna. Pela primeira vez na História, o Homem prepara-se para observar o nascimento da primeira luz do Universo. Esse passo levará a que, finalmente, a formação das primeiras estruturas do Cosmos seja compreendida. Sabemos que pouco após o Big Bang, há quase 14 mil milhões de anos, uma escuridão fundamental se terá instalado. Sabemos também que pouco depois o Universo ficou rico em luz, sendo as estrelas uma das suas origens. Como se deu a transição da "Idade das Trevas" para a "Idade da Luz"? Quais foram os primeiros faróis do grande oceano cósmico? Utilizando uma nova geração de telescópios e de instrumentação astronómica pensamos estar perto de os revelar. E quando tal acontecer, o que esperamos encontrar…? Vamos descobrir, numa palestra que falará do que de mais fundamental existe no Universo: a Luz.
-------------------------------------------------------------------------------
Neste dia o OAL terá telescópios seus nas observações mas, no entanto, convida e encoraja os participantes que possuam equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios) a trazerem-nos e utilizarem-nos. A equipa do OAL auxiliará o público nesta actividade dentro das suas possibilidades.
Quem quiser instalar os seus próprios aparelhos poderá fazê-lo a partir das 17:30. Como o espaço disponível é limitado, caso esteja interessado em trazer o seu equipamento, envie um email para noitesoal@oal.ul.pt. Haverá tomadas eléctricas no recinto, contudo, deverão trazer os seus cabos de ligação.
Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.
O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.
ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.
ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 25 de Março, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida.
A inscrição é efectuada online na seguinte página:
Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

                        **** ASTRONOVAS ****

       Lista de distribuição de notícias de Astronomia em Português

                  Observatório Astronómico de Lisboa
       Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
                   Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa
                              Portugal
  Telefone: 351+21 361 67 39
  Fax:      351+21 361 67 52
1) Sugestões de notícias poderão ser enviadas para o endereço:
  astronov@oal.ul.pt
2) Inscrição: envie uma mensagem vazia para o endereço:
  astronovas-subscribe@oal.ul.pt
3) Cancelar a inscrição: envie uma mensagem vazia o endereço:
  astronovas-unsubscribe@oal.ul.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário